sábado, 23 de fevereiro de 2013

Projeto "Matemática na Ponta dos Dedos"

Os nossos pequenos andam muito interessados no relógio e nas horas desde que eu meti o relógio na sala...
Alguns já trazem no pulso pequenos relógios mas "Como se vê as horas?"

Quando perguntei o que era o tempo as crianças associaram logo à meteorologia uma vez que todos os dias vimos como está o tempo... sol, chuva, sol e nuvens, entre outros.

Então e o tempo que passa? As horas?

Falámos que parece que o tempo passa a correr quando estamos entretidos a brincar ou a fazer algo que adoramos...
Às vezes, parece que o tempo passa devagar...

No relógio da sala descobrimos que tem 3 ponteiros... o dos segundos que anda muito depressa, o dos minutos e o das horas...


Depois, fomos explorar as horas num relógio grande...

A maioria das crianças tem a noção das horas a que se levanta, a que vai para o jardim de infância, a hora do almoço e a hora do lanche... Algumas também já sabem a que horas os pais a vão buscar e a que horas se deitam...

 

Depois de explorarmos livremente as horas e de brincarmos com o relógio...
O nosso relógio ficou na oficina da escrita e da matemática...


Sem comentários:

Enviar um comentário